top of page

PROGRAMAÇÃO E RESUMO DOS PÔSTERES

image.png

 

RESUMOS

 

SESSÃO 1 (SALA 18)

23/11, das 16h às 18h

MEDIADORES:

Prof. Dr. Dayvesson Deleon Bezerra da Silva

Prof. Me. Roberto Barbosa Costa Filho

APROXIMAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE OS INTÉRPRETES DE LÍNGUAS DE SINAIS E OS INTÉRPRETES DE LÍNGUAS VOCAIS A PARTIR DE SEUS CÓDIGOS DE ÉTICA

 

Rita Daniely de Moura Silva; Mairla Pereira Pires Costa; Bruna Lopes Fernandes Dugnani

 

A pesquisa analisou os Códigos de ética de duas entidades representativas dos intérpretes de conferência, tanto de línguas de sinais (Febrapils) quanto de línguas vocais (Apic). O objetivo foi identificar as aproximações existentes no exercício profissional da interpretação nessas duas modalidades de língua. Na revisão de literatura foram utilizadas as pesquisas de Pagura (2010), Rodrigues e Beer (2015), Napier (2015), Nogueira (2016), Carneiro (2017; 2018), Guile e Napier (2020). A pesquisa se baseou em uma metodologia bibliográfica e documental, apoiada na Análise Dialógica do Discurso (ADD), que analisa, descreve e interpreta os enunciados concretos em estudo (Sobral e Giacomelli, 2016). Do corpus, emergiram seis categorias comuns aos dois Códigos de ética: confidencialidade profissional; benefício pessoal; aceite de serviços; dignidade e consciência da profissão; propaganda pessoal e apoio moral e solidariedade aos colegas. Os resultados mostraram que há preocupações comuns éticas entre as duas microcategorias profissionais: i) não compartilhar e/ou usar informações recebidas durante a atuação; ii) avaliar os trabalhos antes de aceitá-los, conforme suas competências; iii) trabalhar de forma digna, adequada e justa; iv) não usar de propaganda pessoal; v) prestar apoio aos colegas. Consideramos que aproximar estas microcategorias traz benefícios para ambas e, observando a atuação profissional dos intérpretes nas duas modalidades de língua, bem como os seus Códigos de ética, defendemos que eles devem ser vistos como uma única categoria profissional.

 

Palavras-chave: Estudos da Interpretação; Língua Brasileira de Sinais; interpretação de línguas de sinais; interpretação de línguas vocais; Análise Dialógica do Discurso.

ANNIE ERNAUX E OS LIMITES ENTRE AUTOBIOGRAFIA E AUTOFICÇÃO NA OBRA OS ANOS (2022)

 

Joázila dos Santos Nascimento; Luciene Azevedo

 

Esta pesquisa se propõe a investigar quais são os limites entre os conceitos de autobiografia e autoficção nas narrativas contemporâneas, através da análise da obra Os anos (2022), da escritora francesa Annie Ernaux, em um limiar de texto inespecífico. Nesse sentido, buscamos analisar as diversas formas de se narrar a própria vida e de um contexto social, marcando suas especificidades subjetivas como escritora e como sujeito vivente dessa mesma contemporaneidade descrita, bem como a problematização da definição de Ernaux ao conceituar sua literatura como “autobiografia impessoal”. Essa percerpção será guiada a partir de autores que norteiam o debate entre tais tensões conceituais da literatura hodierna, como Anna Faedrich Martins (2014), José Miguel Wisnik (2018), Hartman Saidya (2021), Jovita Noronha (2014), Beatriz Sarlo (2007), Le Goff (1996) e Luciene Azevedo (2022) - teóricos que refletem acerca das temáticas autoficcional, autobiográfica e da própria ficção. Esperamos, assim, compreender como se deu a ascensão desses textos com teor memorialístico no campo da autobiografia contemporânea e como esse fenômeno é desenvolvido na obra da autora francesa.  

 

Palavras-chave: Autoficção; Annie Ernaux; literatura francesa; literatura contemporânea.

LEITURA DE CHARGES POLÍTICAS: ANÁLISE DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM GÊNERO MULTISSEMIÓTICO

 

José Wesley dos Santos Silva; Renata Ferreira Rios

 

Este estudo é resultado de pesquisa realizada em turma do segundo ano do Ensino Médio, da rede estadual na cidade de Petrolina- PE, com o objetivo de identificar possíveis dificuldades de interpretação e desenvolver habilidades de leitura do gênero multissemiótico charge política. Utilizamos o método de pesquisa-ação, promovendo a cooperação entre pesquisadores e pesquisados para solucionar as demandas educacionais em questão. O estudo fundamentou-se em teorias como a Semiótica Social (Kress e Van Leeuwen, 2006), Linguística Textual (Koch e Travaglia, 2001), e Semântica (Xatara, 2001), fornecendo um arcabouço conceitual para a descrição e análise das expressões idiomáticas empregadas pelo autor, com o objetivo de promover a construção da coerência global do texto. A análise das expressões foi norteada pelo conceito de "vetor" (Kress e Van Leeuwen, 2006), por meio do qual explicitamos ações do agente das cenas narrativas nas imagens. Os resultados iniciais indicaram que os estudantes, que se limitavam à identificação de elementos isolados das charges, passaram a considerar os elementos de forma orquestrada, o que promoveu uma melhor compreensão dos objetivos comunicativos do autor. Logo, foi possível favorecer o desenvolvimento de habilidades de interpretação a partir do contexto sociocognitivo, facilitando a interpretação global das charges como unidades de sentido. Além de aprimorar as habilidades de interpretação, a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento do letramento crítico em relação aos gêneros multissemióticos prevalentes na sociedade contemporânea. 

Palavras-chave: gênero multissemiótico; charge política; expressões idiomáticas.

ESTRATÉGIAS PARA O MELHORAMENTO DA COMPREENSÃO DE TEXTO COM ADOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

 

José Igor Alves da Silva

 

O objetivo deste trabalho foi associar estratégias de ensino de leitura e compreensão a práticas pedagógicas inclusivas aplicadas a turmas de ensino fundamental II. O estudo parte da hipótese de que estratégias de ensino de leitura podem ser associadas a metodologias de ensino inclusivo. Tanto o ensino inclusivo quanto a compreensão de leitura vêm sendo preocupações na educação brasileira nas últimas duas décadas. Unir ambas as preocupações numa pesquisa foi, portanto, o objeto deste estudo. A pesquisa foi exploratória, tendo como metodologia pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico. Os objetos de pesquisa foram as estratégias de compreensão de leitura e as práticas pedagógicas inclusivas, com ênfase especial na inclusão de alunos com deficiência intelectual. Observou-se que técnicas de compreensão de leitura como a de Cloze são efetivas na melhora do processo de compreensão de leitura. Também se encontraram pesquisas que exploraram a compreensão de leitura de alunos com deficiência intelectual. Conclui-se que o ensino individualizado é necessário para que se respeite a heterogeneidade e as necessidades educacionais especiais dos estudantes.

 

Palavras-chave: compreensão de leitura; estratégias de ensino de leitura; estratégias de compreensão da leitura; ensino inclusivo; inclusão no ensino fundamental.

ÉTICA E ALTERIDADE; O ROSTO COMO CHAVE DE LEITURA DE UMA ÉTICA-POÉTICA EM CLARICE LISPECTOR NO CONTO MINEIRINHO

 

Rodolfo Galvão Marins

 

O presente estudo pretende analisar e compreender o pensamento levinasiano formulado a partir da filosofia primeira como luz para a leitura do conto “O mineirinho” de Clarice Lispector (1964).  Deste modo, tem como objetivos examinar a concepção de alteridade em Emanuel Levinas e como essa noção pode ser aplicada na obra de Clarice Lispector e discutir como a literatura de Lispector pode contribuir para uma reflexão ética e uma maior compreensão da alteridade. No conto "Mineirinho", essa abordagem se manifesta na interação entre os personagens, desafiando conceitos convencionais e promovendo uma reflexão sobre a natureza humana. A metodologia compreendeu uma análise interpretativa do conto "Mineirinho" de Clarice Lispector, com foco no rosto como elemento central para compreender as relações éticas na narrativa. Utilizou-se uma abordagem ética-poética para explorar as interações entre os personagens, e a pesquisa baseou-se em fontes primárias e secundárias, incluindo textos teóricos sobre ética, alteridade e a obra de Clarice Lispector. A análise foi conduzida de maneira qualitativa, buscando identificar nuances e interpretações mais profundas. Evidencia-se a profunda interseção entre ética e alteridade em "Mineirinho", desafiando concepções convencionais de moralidade e ressaltando a humanidade compartilhada entre personagens opostos. O enfoque no rosto como símbolo da singularidade humana incita os leitores a adotar uma abordagem mais empática, refletindo sobre a complexidade das relações humanas. Destaca-se a importância da ética e da alteridade, enfatizando a compreensão profunda das relações humanas e a valorização da singularidade de cada indivíduo. 

 

Palavras-chave: Ética; Alteridade; Clarice Lispector; Rosto.

 

SESSÃO 2 (SALA 19)

23/11, das 16h às 18h

MEDIADORES:

Profª. Drª. Kátia Maria Rodrigues Gomes

Prof. Me. Johne Paulino Barreto

O LIVRO “ERNESTO”, DE BLANDINA FRANCO, E A LEITURA GUIADA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Yasmim de Souza Vieira; Jeiéli Ferreira dos Santos Sousa; Maria Gleide Macêdo de Souza Santos Pereira

 

Relato de experiência referente ao período do segundo módulo do Programa Residência Pedagógica do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Petrolina. As atividades foram realizadas nas turmas de Língua Portuguesa dos 2º e 3º anos da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Ferreira Gomes, localizada no bairro Cohab VI em Petrolina/PE. O objetivo foi buscar o envolvimento ativo dos alunos e provocar reflexões a partir de práticas de leitura por meio da análise coletiva guiada do livro “Ernesto”. A escolha do livro deve-se a seus benefícios educacionais e emocionais. Como metodologia, foi utilizada a oficina de leitura, em que o professor trabalha o texto por meio de estratégias de letramento. Os fundamentos teóricos utilizados foram: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); COSSON & SOUZA (2011), que nos esclarecem as práticas de letramento literário para a sala de aula; GIROTTO & SOUZA (2010), as possíveis estratégias de leitura; SILVA & GONÇALVES (2020), instrui como desenvolver uma leitura reflexiva; e FRANCO (2016), autora do livro “Ernesto”. Como resultado, obteve-se o envolvimento significativo e ativo dos alunos na atividade proposta, que levou a uma discussão de como o livro estava relacionado à realidade de muitos deles. Conclui-se que tal metodologia é uma ferramenta essencial para o ensino, sendo capaz de envolver os estudantes e proporcionar a mesma qualidade de ensino de métodos tradicionais, além de gerar uma leitura aberta, flexível e dialógica. 

 

Palavras-chave: leitura; Oficina; Letramento literário.

A UTILIZAÇÃO DO FANZINE E PLAYLIST COMENTADA COMO MEIOS PARA PROMOVER O PROTAGONISMO ESTUDANTIL

 

Janaina Gomes de Almeida; Maria Clara Teodoro Gonçalves Evangelista; Mônica Andréa Félix; Maria Gleide Macêdo de Souza Santos Pereira

 

Este trabalho busca compartilhar as práticas e experiências no ensino de Língua Portuguesa no Programa Residência Pedagógica, utilizando como a abordagem a Sequência Didática, com intuito de desenvolver estratégias para superar desafios dos alunos do terceiro ano do ensino médio nos campos jornalístico-midiático e na vida pessoal, com objetivo de resolver obstáculos relacionados ao hábito de leitura identificados nos discentes. O projeto concebido permitiu que os estudantes explorassem diversos gêneros textuais, como fanzine e playlist comentada, estimulando o uso da escrita criativa que aliado com a pesquisa e criticidade em suas produções, portanto, mostrando que o ensino de Língua Portuguesa pode ser atrativo e render bons desempenhos quando relacionado à coisas que estão naturalmente em seus cotidianos. Além disso, ao utilizar aplicativos de música e ferramentas de pesquisa virtual na criação de seus enredos, integrou-se práticas docentes relacionadas com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A prototipação de dinâmicas progressivas que atingisse mais de uma habilidade ao mesmo tempo e ainda gerassem um aumento na independência dos aprendizes em relação ao conhecimento construído em aula, possibilitou uma nova interpretação do funcionamento do ensino aprendizagem, mostrando que, moldando projetos à realidade da turma, o processo escolar pode se tornar mais eficaz diante da função social e cultural do conhecimento lecionado, além de contar com mais participação dos estudantes. 

Palavras-chave: sequência didática; produção textual; leitura; escrita criativa.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: APRENDIZAGEM DA LÍNGUA SAGRADA SÂNSCRITA ATRAVÉS DA DANÇA CHAKRA

 

Dalila Mércia Santos Nascimento

 

O presente resumo apresenta um relato de experiência da peça solo Chakra desenvolvida nas atividades do núcleo de Dança Contemporânea do Sesc Petrolina. Estudo descritivo. Foi criado e executado no mês de abril de 2022. O objetivo é descrever o processo de aprendizagem dos mantras da língua sânscrita durante a pesquisa coreográfica. Os chakras  são pontos energéticos espalhados no corpo, que tem origem do termo sânscrito ‘‘círculo’’ pelas escrituras sagradas hindus. Para Fonseca e Ferreira (1979): ‘‘ […] a gramática não é capaz de retratar um perfil verossímel do Sânscrito’’. O elemento-chave para compreensão da fala indiana é o conceito do sagrado. Reforça: ‘‘É fundamental verificar de que maneira o sagrado circula pelos diversos extratos da articulação social [...]’’ A metodologia foi através da escuta detalhada dos mantras correspondente a cada chakra. Foi o processo criativo intuitivo, surgiu a ideia da energia dos pontos de energia ser a base principal da coreografia. Os resultados foram bem assertivos atingindo o objetivo do tema. Concluindo, a experiência do uso dos mantras como pontapé inicial para essa dança ancestral foi muito essencial!


Palavras-chave: Língua Sânscrita; Mantras; Dança; Aprendizagem e Chakra.

O GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA E SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DO 2° MÓDULO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

 

Jeiéli Ferreira dos Santos Sousa; Maria Gleide Macêdo de Souza Santos Pereira; Yasmim de Souza Vieira

 

Neste relato de experiência, descrevemos o segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Petrolina. O objetivo foi engajar os estudantes do 1º, 2º e 3º anos da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Ferreira Gomes, em Petrolina/PE, em atividades de compreensão e produção textual, orais e escritas, focadas em entrevistas realizadas pelos estudantes durante as aulas de Língua Inglesa. Utilizamos a Sequência Didática(SD) como metodologia, permitindo abordar as atividades em módulos e promover ações significativas, contrastando com métodos tradicionais. Baseados na BNCC, na Formação Geral Básica de Pernambuco e nas contribuições de Baltar (2004) e Pessanha (2019) acerca do gênero, o estudo de Pereira (2022) sobre o campo jornalístico-midiático e seus aspectos e, para a SD, a teoria de Dolz e Schneuwly (2004). Implementamos um mural no Padlet para exibir as produções textuais. A participação ativa dos alunos confirmou a eficácia da sequência didática, evidenciando seu papel crucial no ensino ao envolver os estudantes e melhorar a qualidade das práticas educacionais. Esse método não apenas engajou a turma, mas também possibilitou um ensino de maior qualidade em comparação com as práticas habituais, destacando a importância de estratégias pedagógicas inovadoras no ambiente escolar.

 

Palavras-chave: produções textuais; sequência didática; campo jornalístico-midiático; entrevista.

DESIGN THINKING E O CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA NO ENSINO BÁSICO

 

Rafaela Sousa Lins; Kátia Simone Mendonça Pionório Medrado; Geam Karlo-Gomes

 

Objetivos: Considerando que um dos desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica é o de conseguir conciliar a concorrência entre tecnologias e o interesse dos estudantes frente aos conteúdos do currículo, este relato tem como objetivo, destacar estratégias pedagógicas em aulas de Língua Portuguesa (LP), em turmas do 1º ano (EM) da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho, da rede estadual de Educação, em Pernambuco. Ademais, evidencia experiências diante das etapas desenvolvidas com o Design Thinking, que ofereceu ferramentas para que os estudantes expressassem suas ideias e vontades referentes ao ensino da literatura, dinamizando seu aprendizado e utilizando as Tecnologias Digitais. Fundamentação teórica: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC foi a principal ferramenta para a realização de tal projeto, além do estudo do Kit Design Thinking para Educadores, desenvolvido pelo Instituto Educadigital, licenciado em Creative Commons Attribution Non Commercial, seguindo a orientação da IDEO. Metodologia: O processo de aplicação do Design foi dividido em 5 etapas: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução. No presente trabalho, as etapas foram desenvolvidas explorando as tecnologias digitais, utilizadas como ferramentas para apresentar elementos do campo artístico-literário, como o gênero textual slam. Resultados: O Design Thinking foi uma abordagem de ensino que buscou criar coletivamente, ideias que tornassem os estudantes protagonistas, produtores do seu próprio conhecimento, e não mais apenas receptores de informações inquestionáveis. Assim, os estudantes puderam utilizar a literatura como ferramenta para enriquecer suas práticas de leitura, escrita, oralidade, além de expressar emoções, fortalecer sua individualidade e desenvolver seu pensamento crítico.


Palavras-chave: língua portuguesa; Design Thinking; literatura; tecnologias digitais; Slam.

SESSÃO 3 (SALA 20)

23/11, das 16h às 18h

 

MEDIADORES:

Prof. Dr. Flávio Passos Santana

Prof. Dr. Guilherme Belcastro de Almeida

O GÊNERO CAMPANHA PUBLICITÁRIA: UM RELATO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA, PRODUÇÃO E ANÁLISE NA VEICULAÇÃO BUSDOOR

 

Johnatas Lima Barbosa; Mônica Andréia da Silva Félix; Maria Gleide Macêdo de Souza Santos Pereira

 

Este trabalho constitui-se em um relato de experiência de sequência didática (SD) aplicada no campo de atuação jornalístico-midiático, acerca do gênero: campanha publicitária. A abordagem foi realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Professora Adelina Almeida, localizada na cidade de Petrolina/PE. Diante disso, o gênero foi apresentado e analisado na perspectiva do texto em uso real, buscando a sua função social, ou seja, por meio da veiculação e propagação das campanhas sociais em Busdoor. Dessa maneira, esta experiência teve como objetivo principal: proporcionar a leitura e análise de campanhas sociais, estimulando habilidades de produção criativa do gênero em aplicativos digitais. A SD desenvolvida foi do grupo genebrino, Schneuwly e Dolz (2004), que propõe uma série de etapas a serem desenvolvidas a partir dos gêneros textuais. Além disso, se respalda principalmente da Base Nacional Comum Curricular (2018), Xavier (2005), Coscarelli (2007). Reiteramos ainda que, os resultados da sequência didática contribuíram para o desenvolvimento do gênero, apresentando aos estudantes a sua função social, como também aspectos relacionados à sua temática, composição, estilística; por fim, o planejamento e desenvolvimento a partir da prática de leitura e análise, promoveu a escrita criativa, inclusão e participação dos estudantes nas atividades colaborativas.

 

Palavras-chave: sequência didática; campanha publicitária; produção criativa.

 

PALAVRAS QUE VENDEM: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS EM FOCO

 

Maurilia Macedo de Souza; Vitória Jennyfe Alves Marcelino; Kátia Simone Mendonça Pinório Medrado; Maria Gleide Macêdo de Souza Santos Pereira

 

O presente trabalho discute a prática de ensino da Língua Portuguesa no Programa Residência Pedagógica, de maio a outubro de 2023. Nesse período, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) com enfoque em anúncios publicitários em uma escola de referência, situada em Petrolina-PE. O trabalho foi realizado com os estudantes do primeiro ano do ensino médio (1°E) e teve como objetivo identificar os elementos essenciais de um anúncio, como: produto/serviço, público-alvo e apelo emocional. O aporte teórico se fundamentou em: Silva (2018) que aborda uma proposta de anúncio para o ensino médio, assim como outros autores que fundamentam a SD. A metodologia utilizada desenvolveu uma sequência didática, que identificou e aprimorou os conhecimentos prévios dos estudantes. Inicialmente, foram analisados anúncios publicitários, posteriormente solicitou-se a produção de anúncios de acordo com o tema sorteado entre os estudantes. Na segunda etapa, apresentou-se o gênero e todas as suas especificidades e instruções de como produzi-los. Em seguida, os anúncios produzidos foram distribuídos para que os estudantes pudessem analisar outra produção. Por fim, os estudantes criaram o anúncio, na versão final, para publicação no Instagram. Como resultados, observou-se o engajamento dos estudantes e desenvolvimento de habilidades, como: capacidade de persuasão e apresentação visual atraente. Pode-se concluir que essa abordagem metodológica incentivou os estudantes a saírem de sua zona de conforto, resultando em uma aprendizagem significativa sobre o gênero textual proposto.        

Palavras-chave: língua portuguesa; sequência didática; anúncio.

 

EXPLORANDO O GÊNERO MEME: DA INTERNET PARA SALA DE AULA

 

Jakeliny Rodrigues Coelho; Maria Gleide Macêdo de Souza Santos Pereira

 

Este relato de experiência refere-se ao segundo módulo do Programa Residência Pedagógica (CAPES), do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Petrolina. As atividades foram realizadas em uma turma do 3ª série do Ensino Médio em uma escola estadual na cidade de Petrolina/PE, participante do citado Programa. O objetivo foi buscar o envolvimento ativo dos discentes com a elaboração do projeto de Sequência Didática nas aulas de Língua Inglesa, no campo jornalístico-midiático. Para atingir esse objetivo, foram executadas etapas práticas que incluíram a implementação de uma Sequência Didática (SD) de estilo genebrino, juntamente com a criação de memes por parte dos alunos, utilizando o site Imgflip como plataforma digital. Para alcançar esse propósito, os estudantes foram orientados a explorar e criar memes, analisando seu conteúdo, estrutura e impacto, e, ao fazê-lo, tornaram-se mais aptos a decodificar e produzir memes que refletissem de maneira eficaz as mensagens que desejavam transmitir. Os fundamentos teóricos utilizados foram: Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); Dolz e Schneuwly (2004); Freire (2018) e Torres (2016). A partir dos resultados obtidos, o site revela-se uma ferramenta valiosa para a produção de memes, que, quando integrados à SD, enriquecem a prática digital, promovem o desenvolvimento da língua inglesa e incentivam uma reflexão autocrítica sobre assuntos pertinentes. 

 

Palavras-chave:. Língua inglesa; memes; sequência didática.

EXPLORANDO O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

 

Amanda Sousa de Oliveira; Talita Costa de Araujo; Mônica Andréa Félix; Maria Gleide Macedo de Souza Santos Pereira

 

O objetivo deste trabalho é relatar as experiências adquiridas nas aulas de Língua Portuguesa no que se refere ao segundo módulo do Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, realizado em uma turma do 3° ano do ensino médio em uma escola pública no Sertão de Pernambuco. O embasamento teórico foi pautado nas contribuições de Santos et al (2022), acerca do trabalho com a sequência didática e o gênero textual, de Matos (s/d), com definições sobre o anúncio publicitário, e da Base Nacional Comum Curricular  (2018), com as habilidades voltadas ao ensino de Língua Portuguesa. Como metodologia, aplicou-se a sequência didática genebrina, um modelo flexível que se adapta às necessidades dos estudantes e permite que o docente planeje cada etapa a partir das dificuldades apresentadas nas aulas anteriores. Os resultados desta pesquisa apontam que trabalhar um gênero que faz parte do cotidiano do estudante e pertence ao campo Jornalístico-midiático o estimula a participar das aulas e a desenvolver seu senso crítico e sua criatividade, aprofundando sua compreensão sobre a persuasão da linguagem, além de fortalecer sua capacidade crítica na análise dessas mensagens. Por fim, essa abordagem proporcionou uma educação abrangente, por intermédio da comunicação, com enfoque na compreensão e análise de anúncios publicitários, ajudando os estudantes a se tornarem cidadãos informados e críticos no mundo midiático, o que constitui um excelente instrumento a ser explorado no ambiente escolar. 

 

Palavras-chave: sequência didática; anúncio publicitário; residência pedagógica.

A PRODUÇÃO DE FANVÍDEOS TEMÁTICOS EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

 

Alanna Cariny de Lima Alves; Ana Vitória Araújo Alencar; Kátia Simone Mendonça Pionório Medrado; Maria Gleide Macêdo de Souza Santos Pereira

 

Este relato detalha as experiências vivenciadas por duas residentes em uma turma do Ensino Médio de uma Escola de Referência, situada na zona urbana do município de Petrolina-PE. É pertinente evidenciar que o projeto pedagógico em questão foi embasado em uma Sequência Didática, doravante SD, voltada ao Campo Jornalístico-midiático, e que propôs a produção de um fanvídeo, a partir de estudos sobre as características do gênero e das temáticas selecionadas, assim como a produção de um roteiro, seguido das apresentações finais em sala de aula. Tendo isso em vista, o referido estudo teve como aporte teórico a Base Nacional Comum Curricular (2018), Dolz e Schneuwly (2011) e Karwoski (2015). Esta atividade foi realizada parcialmente no contexto escolar, salientando os momentos de esclarecimentos e de orientações a respeito da produção dos fanvídeos. De acordo com o andamento da SD, foi possível observar a necessidade de reorganizar o planejamento pedagógico, levando em consideração a realização de atividades de produção textual, preferencialmente, em sala de aula, pelo fato de que uma parcela considerável da turma apresentou uma certa dificuldade no momento de execução do exercício proposto. No que tange aos resultados obtidos, é válido mencionar que os trabalhos finais, em sua maioria, se mostraram de muita qualidade e demonstraram que os estudantes obtiveram a partir dessa produção, conhecimentos aprofundados acerca dos temas propostos.

 

Palavras-chave: Residência pedagógica; fanvídeo; sequência didática.

  • Instagram

CONTATO:

bottom of page